domingo, 18 de novembro de 2007

Idéias

Não sei bem quando foi, mas a nova novela do horário nobre da Globo apresentou uma cena polêmica. O personagem interpretado por Stênio Garcia fazia um ataque para lá de racista contra o personagem de Lázaro Ramos. Não vi a cena. O que vi foi uma espécie de retrospectiva comentada no programa Vídeo Show. Eis um dos efeitos colaterais de se passar um feriado em casa. Você acaba assistindo a certas porcarias e jura que foi por falta de opção. A minha desculpa dessa vez foi estar na casa da minha sogra, onde não há TV a cabo. Se você quiser acreditar nisso, agradeço.
Mas não é sobre isso que quero falar. É sobre uma frase de Stênio Garcia durante seu depoimento sobre a cena que realizou. Em um determinado momento, ele descreveu as leis que regem o crime de racismo e soltou uma frase bastante intrigante. Foi mais ou menos assim: “Antes de ofender alguém por sua raça, pense bem, porque isso é crime...”
Interessantíssimo esse raciocínio. Quer dizer que o problema não é ter um insulto racista em mente, é tão somente expressá-lo? Isso é o que não pode?
Minha pergunta é a seguinte: Afinal, o que é que esse pensamento estava fazendo na sua cabeça, em primeiro lugar?
Racismo é uma mácula. Um tumor que cresce com a gente. Nasce dentro de nossa própria casa, inserido por nossa família. Nossas mães, pais, irmãos e irmãs mais velhos, tios, tias, primos e primas. Vovós e vovôs não ficam de fora. Mas isso é até compreensível. As idéias mais absurdas e idiotas são impressas em nossas mentes dentro de nossas próprias casas. Não nascem conosco, mas aprendemos.
Volto à tolerância. Concordo que é o primeiro passo. Mas não se engane, pensando que é suficiente. A imensa maioria utiliza a tolerância como uma muleta. Toleram as diferenças. Mas e o passo seguinte? O de renegar todo o lixo que aprendemos e apagá-lo de nossos espíritos?
O problema não é você guardar para si todas as idéias racistas que aprendeu com sua mãe. O problema é você ainda ter essas idéias.
Agora é uma hora tão boa quanto qualquer outra para começar a rever seus valores. Se me dá licença, eu tenho vários para revisar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos um mundo pra revisar...e se precisar de ajuda tem a Veri né hahahhahaha (piadinha infame e sem graça, se me permite o trocadilho)
bjocaaaaaaaaaaaa