segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ts: Primeiro T (Tolerância)

Tolerância é a ordem do dia. Foi eleita a melhor solução para a irracionalidade que, paradoxalmente, parece se espalhar hoje em dia. Sim, nós vivemos tempos irracionais, caso você ainda não tenha percebido. Não mais do que sempre foram, mas não existia computador, internet, rede sanitária, escola... Ainda assim, temos crimes macabros, maníacos religiosos se jogando com aviões em prédios, outros maníacos agitando a bandeira da abstinência sexual, universitários transando sem camisinha, caras-de-pau apoiando Renan Calheiros e o Collor eleito senador. Na Palestina, judeus e muçulmanos continuam lutando. No resto do mundo, você ouve falar de conflitos entre etnias. O engraçado dessas lutas é quando mostram representantes das tais etnias. São tão parecidos que você só consegue diferenciar graças à legenda. Pergunto-me onde eles procuram as diferenças tão gritantes entre si que justifiquem as atrocidades que praticam uns contra os outros.
Para tudo isso, alardeia-se a solução mágica: Tolerância.
Sou intolerante com a tolerância.
Não quero tolerar nada nem ninguém. Isso não deveria ser necessário. Quero respeitar e ser respeitado. E quero respeito verdadeiro, não aquele vindo de convenções sociais, também conhecidas como etiqueta, ou, pior, do medo.
Tolerar é aceitar algo ou alguém que, no fundo te incomoda. Quer saber? Isso não é suficiente. Todos que você tolera, vigia constantemente, esperando o primeiro escorregão para apontar seu dedão acusador: “Eu sabia que, um dia, esse cara iria aprontar!” Tolerar é fingir que aceita, mantendo sua mão na coronha da arma.
Respeito vem com conhecimento. De si mesmo e do outro que você diz tolerar. Conheça aquele que você tolera. Conheça sua história e a história de sua crença, de sua etnia... logo, você vai deixar de tolerá-lo e vai, finalmente, tirar a mão dessa coronha.

2 comentários:

Dani disse...

Meu caro padrinho,

Permita-se escrever mais sobre o que lhe passa pela cabeça e menos sobre quadrinhos. Eu o considero um cara brilhante! Parabéns por este último post.

Abraço,
Marcelo

Walter Tierno disse...

Eu escrevo sobre o que passa pela minha cabeça... acontece que quadrinhos passam freqüentemente pela minha cabeça!
Mas reconheço que mandei um posts meio "nas coxas". Prometo que, de agora em diante, vou cuidar melhor dos textos sobre quadrinhos que eu escrever.