sábado, 20 de outubro de 2007

renascido

O trabalho de tradução muitas vezes é chamado de traição. Nem sempre é culpa do tradutor. Afinal, como adaptar o nome Daredevil (algo como demônio audacioso) para o português? A primeira editora (se não me engano, foi a Ebal) resolveu batizar o herói com algum nome que, pelo menos, justificasse aqueles dois Ds escritos no peito. DemoliDor. O nome novo pode não se encaixar tão bem ao personagem. Afinal, sua característica principal é não ter medo (aparentemente) e não sair por ai demolindo coisa alguma. Enfim, agora é tarde.
Na segunda metade da década de 80, os editores da Abril cometeram uma nova traição... ops... tradução livre. A saga que marcava o retorno de Frank Miller ao personagem, algum tempo depois de tê-lo salvo do cancelamento. Chamava-se Born Again. “Nascido de novo” não tem a mesma carga dramática em português. Nenhuma novidade. “O silêncio dos inocentes” não seria levado a sério por aqui se tivesse sido comercializado como o original: “Silêncio das ovelhas”. Assim, Born Again tornou-se “A queda de Murdock”.
Enquanto o original anunciava ao leitor que ele estava lendo uma total reestruturação do personagem, o título brasileiro anunciava uma desgraça eminente. E o infortúnio realmente chegou para Matt Murdock (aka Daredevil).
Na história uma antiga namorada vende sua identidade ao Kingpin, o Rei do Crime de Nova York, que, só para testar a informação, usa sua influência e poder para tirar tudo o que Murdock tinha. Desde a licença para advogar, passando por seu dinheiro, até sua casa. Murdock vai para o inferno. Mas, como não poderia deixar de ser, ele se recupera e inicia sua caminhada para fora, em direção à redenção. Daí o nome da saga original encaixar-se melhor. Pois é essa redenção que define Daredevil como um herói.
Born Again é um dos grandes trabalhos de Frank Miller, ao lado de Cavaleiro das Trevas e Sin City. Esse último, muito mais pela qualidade visual, diga-se de passagem...
Falando nisso, o trabalho de Mazzuchelli em Born Again é excepcional. Estilizado e realista, ao mesmo tempo, encaixa-se como uma luva na narração rápida, nervosa e crua de Miller.
Born Again é a saga de um herói, no que ela tem de mais mítico e inspirador. Não recomendo tão enfaticamente quanto fiz com Watchmen, que é insuperável em sua categoria. Mas se você já gosta de boas histórias em quadrinhos, dê uma chance a esta história. Reconheço que não é fácil de encontrar. Mas, se tiver a oportunidade, leia. Vale cada página.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é uma das minhas histórias favoritas.

Aquela seqüência do assassinato que o Ben Urch (personagem fodástico) ouve pelo telefone é sensacional.