sábado, 20 de outubro de 2007

Cerca de cansaço

Não, eu não estou cansado. Estou cercado. Acredite e aterrorize-se, pois não estou sozinho e o cerco é bem variado:
Há bandidos que se transformam em mártires mal-compreendidos em filmes bem produzidos e policiais brutamontes que, justiça seja feita, finalmente começaram a ganhar seus retratos de heróis cinematográficos. Políticos de todas as ideologias que, na verdade convergem para uma só: o próprio bolso. Paulo Henrique Amorim, que fica repetindo, como um disco riscado, que a elite-paulista-golpista cria formas mirabolantes para destronar Lula. A elite-paulista-golpista, que veste a carapuça e cria um movimento sem pé nem cabeça que julgaram de bom tom batizar de “cansei”. Não dá para não pensar no Costinha, quando ele imitava uma bichinha, com sua careta medonha, desmunhecando ao som de um afetado “caaaaansei”. Hilário.
Eu realmente considero o movimento Cansei incrível. Um prodígio. Durante um mês, prepararam uma manifestação bombástica, através da imprensa. Até em TV de ônibus havia a proclamação: “Sexta-feira, dia (não lembro o dia), ao meio-dia, vamos fazer UM MINUTO DE SILÊNCIO!” Incrível! Fantástico! Com esse minuto de silêncio, ainda mais na hora do almoço, transformaríamos o País. Os corruptos aprenderiam ética, os traficantes entregariam as armas, a corrupção desapareceria de todos os recantos da nação, a burocracia seria expurgada...
Mas que frustração... nada aconteceu. Bem... o que fazer, não é?
Eles têm voz, mas preferiram pedir um minuto de silêncio. De preferência, na hora de almoço, para não atrapalhar o trabalho.
O cansei foi um movimento de casa-grande. O Brasil continua sendo uma grande senzala.

Nenhum comentário: