terça-feira, 18 de setembro de 2007

Se conselho fosse bom...


Férias são curiosas. Estou curtindo as minhas. Como não sou ávido por viagens, não ligo que ainda não tenhamos conseguido, eu e minha esposa, planejar uma. Não por inércia, preguiça ou qualquer outro motivo supostamente condenável. Apenas não tivemos tempo, ainda. Estou há duas semanas tentando resolver aqueles problemas práticos que costumamos empurrar com a barriga durante o ano, deixando acumular justamente nas férias. Não me culpe. Culpe nosso sistema de trabalho/vida. Mas isso é assunto para outro post. Não quero falar sobre férias. Quero falar sobre auto-ajuda.
Eu estava prostrado, até esculachado, no sofá da sala, depois de um belo café da manhã. A patroa (ela odeia esse termo) ligou a TV. Não sei se foi um gesto muito consciente. Surgiu uma apresentadora de cabelo punk, com um boneco de papagaio. Você sabe quem é. Ela estava dando conselhos aos telespectadores. Falava sobre a importância das metas.
Lembrei-me daquele ditado: “Se conselho fosse bom, não era de graça”. Deve ser muito antigo. Quem o disse pela primeira vez não imaginava o advento da auto-ajuda.
Os “gurus” conseguiram invalidar o dito popular. Não que conselho tenha passado a ser algo bom, mas deixou de ser gratuito. As livrarias não estão abarrotadas dessas preciosidades que encabeçam a lista de best-sellers?
Não faz muito tempo, alguém me emprestou um deles, chamado “Quem mexeu no meu queijo”. A mensagem do livro era simples: se você está acostumado a um sistema e ele muda, adapte-se. Engraçado como passei a mesma mensagem em 11 palavras e o autor levou mais de 100 páginas para falar a mesma coisa. E o livro vendeu horrores! E o livro é chato! E não diz nenhuma novidade! E mesmo o que diz é questionável. Aliás, como tudo nesse mundinho precário da auto-ajuda.
Voltando à loira punk e seu sistema de metas...
É bonito aconselhar aos outros que estabeleçam metas e as persigam. É bonito dizer que foi assim que ela estruturou sua vida e obteve sucesso. Minha opinião: pura leviandade. Antes de mais nada, se você pretende montar um sistema de vida em que tudo é esquematizado com o objetivo de atingir metas, tem de conhecer seus limites. Você não vai querer colocar como meta voar feito o super-homem, pois teria um limite um tanto intransponível pela frente. Os gurus dizem que limites são feitos para serem ultrapassados. É uma pérola de sabedoria bastante divertida. Limites são limites. Além deles pode estar tanto o paraíso quanto um precipício. Pois é... como tudo na vida, nada é tão simples.
Muito bem, digamos que você determinou seus limites e metas – essa pataquada toda. Para começo de conversa, você acha mesmo que as pessoas bem-sucedidas realmente estabeleceram metas e as seguiram à risca? Uma confluência de fatores leva ao resultado final: desde a sorte, passando pela “força de vontade”, até o mais puro acaso. Ao longo do caminho, não existe mortal que não faça adaptações, compensações, contornos, desvios etc. É fácil para quem alcançou o sucesso dizer que seguiu uma trilha meticulosamente planejada.
Vou considerar que você repudiou tudo o que eu disse, estabeleceu suas metas e vai persegui-las com toda a vontade. O que tenho a dizer é o seguinte: quem disse que isso é o melhor para você? Sabe o que seria muito divertido? Descobrir que as metas que você ardorosamente perseguiu o levaram a um caminho tortuoso e que se você tivesse deixado o acaso seguir seu curso, sua vida teria sido mais fácil e bem-sucedida...
Não estou dizendo que este seja o modo mais correto de viver. Pelo contrário. Difícil, não? Pois é... a vida não é fácil, muito menos simples. Então, por que diabos você pensa que um guruzinho de merda tem as respostas esquematizadas em um organograma?
Não tenho nenhum conselho a dar. Mas posso vender algum, se você quiser.

Um comentário:

Manoel Gonçalves (Manogon) disse...

E aí, Zé. Conseguiu, hein! Muito boa a comparação (constatação) dos gurus. Realmente, pelo preço que se paga nesses livros, os conselhos não são nada de graça. Mas uma coisa ninguém pode negar: quem faz um livro para falar como ganhar dinheiro de uma hora para a outra e vende inúmeras cópias, não está mentindo. rss. Pelo menos para essa pessoa funciona.
Aproveitei e indiquei seu blog eo Daniela Toledo, lá no meu blog.
Entra lá depois e leia: http://coisasdemanogon.blogspot.com
Abraços.